A administração deste
condominio diante da falta d’água vem esclarecer alguns pontos importantes e
quais providências estão sendo tomada.
No ano de 2015, ainda o
primeiro ano desde Condomínio, houve os primeiros casos de falta de água em
alguns blocos, ficando assim apenas um ou dois blocos com abastecimento normal
de água. A administração deste condomínio e o SAAE constatando o problema
realizaram um esforço para tentar solucionar este problema. A solução rápida e
viável encontrada foi realizar uma nova ligação de água entre os blocos 10 e
11, com a finalidade de separar alguns blocos aumentando a pressão de água, e
isso tivemos um resultado positivo, trazendo a todos que em 2016, não houve por
esse motivo a falta d’água.
Para esclarecer melhor,
na estrutura construtiva de toda a rede hidráulica, a Construtora implantou um
hidrômetro geral de 60mm na parte da frente ao lado da guarita para abastecer
todos os 21 blocos e cada um com duas caixas d água de 5.000 litros, ou seja a
capacidade total são de 210.000 litros, e mais três caixas (duas no salão de
festas e uma na guarita). Quando o abastecimento é interrompido por algum
motivo demanda tempo para voltar no seu normal funcionamento, dependendo
logicamente do apoio e bom senso de cada morador na economia do uso da mesma.
A solução encontrada
naquele ano foi positiva, e tudo dentro da legalidade até mesmo porque
pagávamos o valor mínimo, ou seja, taxa mínima vezes a quantidade de unidade/apartamento,
limitando até 20mts³ conforme a tabela de valores do SAAE.
Agora em 2017, com a lei
nº 1.808 de 23/06/2017 alterou a lei nº 388/1989 criando a tarifa básica e
reestruturando as faixas de consumo de água, ou seja, passa a partir desta o
valor cobrado por mt³, e nesse caso essa segunda ligação passaria ser ato
irregular, portanto, teve que ser obstruída essa passagem, com isso, houve
internamente e novamente vivenciando um problema de 2015.
No dia em que o
funcionário do SAAE esteve no escritório do Condomínio informando que haveria
esta obstrução e que dentro da atual situação do sistema de abastecimento
possivelmente não teríamos esta falta de água, porém, estamos novamente
passando por este problema. Diante disso, com a primeira ocorrência de falta de
água, o SAAE foi acionado para buscar medidas em solucionar o problema de forma
emergencial. Foi sugerido vários meios, mas o único dentro da legalidade é de
implantar um segundo hidrômetro nesta rede, desmembrando da atual rede. A
solicitação para essa nova ligação, será realizada na segunda-feira, pois é dia
de expediente da Serviço Autônomo de Água e Esgoto.
Para finalizar,
acreditamos que a noite por ser pouco consumo, as caixas dos blocos será
abastecida, sendo que a parte da manhã poderão ter água, podendo vir faltar no
período da tarde. No entanto, ficando com apenas uma entrada de água a mesma
tem que abastecer 42 caixas, prejudicando assim a agilidade de completar a
capacidade máxima, com esse desmembramento o hidrômetro 01 (guarita) terá 28
caixas e o segundo a ser implantado 14. Na oportunidade, solicito a todos que
faça a economia de água e que a administração deste Condomínio está disponível
para qualquer dúvida que ainda posso ter, e que não irá medir esforços para
resolver este problema.
Mineiros-GO,
02 de setembro de 2017
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