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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

De Olho na Qualidade - Fiquem atentos!!!

Chegou o grande momento em que a casa própria deixou de ser sonho.
A emoção é grande, mas abra espaço também para a atenção. É hora de avaliar as condições de seu imóvel e conferir se tudo foi entregue conforme o combinado. Para ajudar, a Caixa preparou uma lista com os itens que você pode observar na vistoria de entrega.​

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Estrutura​​
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  • ​Verifique se existem rachaduras nas paredes internas e externas, no piso, no teto ou nos muros;​
  • Veja se os peitoris, soleiras e filetes estão quebrados ou trincados, e se os peitoris têm caimento para o lado de fora;
  • Olhe cada vidro e confira se algum está solto, trincado ou quebrado;​
  • Observe se o imóvel foi entregue limpo e sem restos de obra.

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Paredes, piso e teto
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  • ​Fique atento, para imóveis adquiridos pelas famílias indicadas pela Prefeitura (Fundo de Arrendamento Residencial – FAIXA 1), é obrigatória a presença de piso;
  • Veja se as cerâmicas ou azulejos não estão soltos, trincados ou quebrados e se a pintura não apresenta falhas de acabamento;
  • Confira se existem falhas de preenchimento no rejunte de pisos e azulejos, se há rodapé solto, trincado ou quebrado;​
  • Verifique a presença de umidade, mofo ou sinal de infiltração;
  • Observe se o piso do box do banheiro apresenta caimento para o ralo, permitindo o escoamento da água.

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Portas e janelas
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  • ​Verifique o funcionamento das fechaduras e dos trincos, se a maçaneta gira com facilidade e se a tranca da janela fecha totalmente;
  • Manualmente, veja se as portas e janelas funcionam bem, se não estão empenadas ou apresentam frestas e se abrem e fecham sem trancar ou raspar no piso;
  • Veja se o acabamento e a pintura das portas, marcos e guarnições apresentam falhas de acabamento;
  • ​​Observe se as janelas têm rejunte com material tipo silicone no lado de fora.

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Parte externa e cobertura
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  • ​Verifique se existem telhas soltas, trincadas ou quebradas, deformações no telhado (desalinhado, empenado, corroído ou com sinais de caruncho ou cupins) e marcas de goteira no forro ou laje;
  • Veja se as calhas e rufos estão bem fixados;
  • Nas calçadas de proteção e de acesso ao imóvel, olhe se há trechos soltos, trincados ou quebrados.

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Instalações elétricas
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  • Verifique se as tomadas, os interruptores e o quadro de disjuntores estão corretamente fixados na superfície da parede e se a porta do quadro abre e fecha perfeitamente;
  • Confira se os circuitos (iluminação, chuveiro e tomadas) estão identificados no quadro de disjuntores;
  • Após a ligação da energia, ligue lâmpadas, interruptores e tomadas e veja se tudo funciona;
  • Ao tomar banho, verifique se o disjuntor do circuito do chuveiro não desarma.

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Instalações de água
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  • ​Veja se vaso sanitário, pia, tanque e bancada da cozinha estão firmes, bem assentados e se não estão manchados, trincados ou quebrados;
  • Faça um teste para ver se a água sai limpa das torneiras e para o vaso sanitário;
  • Ligue as torneiras para verificar vazamentos nos registros, torneiras e sifões e veja se o vaso sanitário está funcionando normalmente;
  • Verifique o acabamento dos registros e torneiras.

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Instalações de esgoto
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  • ​Observe se as tampas das caixas de passagem e de gordura estão bem assentadas, sem quebras ou trincas;
  • Verifique se existe mau cheiro nos banheiros ou cozinha provenientes dos ralos.
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​Guia de cuidados com o seu imóvel
A​gora que a casa é sua, a re​sponsabilidade de cuidar e conservá-la também é. Este guia dá dicas, regras e soluções para manter sua casa como nova por mais tempo. Lembre-se que a construtora é responsável por garantias previstas em contrato, mas a falta de manutenção e mau uso das instalações e equipamentos pode acarretar a perda da cobertura.
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Vamos conhecer alguns desses cuidados?​​
Manutenção do imóvel
Antes de tudo, é preciso saber as diferenças entre a Manutenção Preventiva e a Corretiva:
  • Manutenção Preventiva: feita antes de haver necessidade de conserto. Exemplo: limpar as calhas periodicamente para permitir o escoamento da água.

  • Manutenção Corretiva: necessária para corrigir uma falha ou defeito. Exemplo: trocar telhas quebradas para suspender vazamento no telhado.
Lembre-se, as manutenções preventivas são muito importantes, pois evitam gastos inesperados em consertos. Garantem também que seu imóvel continue limpo e arrumado por muito mais tempo.
Ampliações e Reformas
  • Nunca faça ampliações nos apartamentos.
  • Nas casas, só faça alterações com projeto técnico e acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto e com aprovação da prefeitura da sua cidade.

Clique aqui, acesse o Guia do Proprietário e aprenda a cuidar do seu imóvel.​​
Quer saber mais sobre seus direitos e deveres do seu contrato (Faixas II e III)? Acesse a cartilha clicando aqui​.​
Construtor
De Olho na Qualidade. Parceiro do construtor também.
O Programa de Olho na Qualidade é um parceiro de todos os envolvidos no Minha Casa, Minha Vida. Ele faz a mediação e facilita a relação entre as construtoras e seus clientes. Seu objetivo principal é sanar o mais rápido possível os problemas relacionados a vícios construtivos.

Assim, todos ganham: os clientes, ao receberem uma moradia com a qualidade que esperavam; e as construtoras, ao resolverem os embates mais rapidamente e estarem habilitadas novamente a realizar novas operações de crédito.

Veja como funciona
Após o cliente cadastrar a reclamação na Central de Relacionamento (0800 721 6268), a Caixa emite uma notificação para o construtor. A partir do recebimento, ele tem prazo para se manifestar de uma das seguintes formas:
  • Agendar uma vistoria no imóvel e posterior execução dos reparos;
  • Encaminhar ateste assinado pelo cliente confirmando a execução dos serviços;
  • Emitir uma justificativa, mediante emissão de laudo técnico, para a não realização dos reparos.​

E quando o construtor não responde?
Em caso de falta de resposta do construtor, a Caixa adota sanções administrativas, com o bloqueio de novas contratações habitacionais até a solução dos problemas de responsabilidade do construtor e/ou responsável técnico. Por isso, mantenha seus dados de contato sempre completos e atualizados. Você garante o recebimento e a solução mais rápida dos problemas.​

Quais são os prazos de garantia?
A Caixa adota a legislação vigente e as normas técnicas tendo como base o Código Civil – Lei 10.406/02 (artigos 445 e 618) - e a Norma de Desempenho ABNT NBR 15575/2013.​

Contato
​Fale com a gente
O Programa De Olho na Qualidade oferece para você, comprador, uma linha gratuita e exclusiva na Caixa, o 0800-721-6268, das 8h às 21h de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados de 10h às 16h​. Por ela, você pode registrar reclamações sobre danos físicos, além de esclarecer dúvidas e deixar elogios ao programa.
Para agilizar seu atendimento, alguns dados serão solicitados:

  • Nome;
  • CPF;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • E-mail;
  • Número do contrato;
  • Nome do empreendimento;
  • Nome da construtora;
  • Outros dados complementares.
Fonte: http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/minha-casa-minha-vida/de-olho-na-qualidade/Paginas/default.aspx

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