Chegou o grande momento em que a casa própria deixou de ser sonho.
A emoção é grande, mas abra espaço também para a atenção. É hora de avaliar as condições de seu imóvel e conferir se tudo foi entregue conforme o combinado. Para ajudar, a Caixa preparou uma lista com os itens que você pode observar na vistoria de entrega.
A emoção é grande, mas abra espaço também para a atenção. É hora de avaliar as condições de seu imóvel e conferir se tudo foi entregue conforme o combinado. Para ajudar, a Caixa preparou uma lista com os itens que você pode observar na vistoria de entrega.
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Estrutura
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Paredes, piso e teto
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Portas e janelas
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Parte externa e cobertura
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Instalações elétricas
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Instalações de água
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Instalações de esgoto
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Guia de cuidados com o seu imóvel
Agora que a casa é sua, a responsabilidade de
cuidar e conservá-la também é. Este guia dá dicas, regras e soluções para
manter sua casa como nova por mais tempo. Lembre-se que a construtora é
responsável por garantias previstas em contrato, mas a falta de manutenção e
mau uso das instalações e equipamentos pode acarretar a perda da cobertura.
Vamos conhecer alguns desses
cuidados?
Manutenção do imóvel
Antes de tudo, é preciso saber as diferenças entre
a Manutenção Preventiva e a Corretiva:
- Manutenção
Preventiva: feita antes de haver necessidade de conserto. Exemplo: limpar
as calhas periodicamente para permitir o escoamento da água.
- Manutenção
Corretiva: necessária para corrigir uma falha ou defeito. Exemplo: trocar
telhas quebradas para suspender vazamento no telhado.
Lembre-se, as manutenções preventivas são muito
importantes, pois evitam gastos inesperados em consertos. Garantem também que
seu imóvel continue limpo e arrumado por muito mais tempo.
Ampliações e Reformas
- Nunca
faça ampliações nos apartamentos.
- Nas
casas, só faça alterações com projeto técnico e acompanhamento de um
engenheiro ou arquiteto e com aprovação da prefeitura da sua cidade.
Clique aqui, acesse o Guia do Proprietário e aprenda a cuidar do seu imóvel.
Quer saber mais sobre seus direitos e
deveres do seu contrato (Faixas II e III)? Acesse a cartilha clicando aqui.
Construtor
De Olho na Qualidade. Parceiro do construtor também.
O Programa de Olho na Qualidade é um parceiro de
todos os envolvidos no Minha Casa, Minha Vida. Ele faz a mediação e facilita a
relação entre as construtoras e seus clientes. Seu objetivo principal é sanar o
mais rápido possível os problemas relacionados a vícios construtivos.
Assim, todos ganham: os clientes, ao receberem uma moradia com a qualidade que esperavam; e as construtoras, ao resolverem os embates mais rapidamente e estarem habilitadas novamente a realizar novas operações de crédito.
Assim, todos ganham: os clientes, ao receberem uma moradia com a qualidade que esperavam; e as construtoras, ao resolverem os embates mais rapidamente e estarem habilitadas novamente a realizar novas operações de crédito.
Veja como funciona
Após o cliente cadastrar a reclamação na Central
de Relacionamento (0800 721 6268), a Caixa emite uma notificação para o
construtor. A partir do recebimento, ele tem prazo para se manifestar de uma
das seguintes formas:
- Agendar
uma vistoria no imóvel e posterior execução dos reparos;
- Encaminhar
ateste assinado pelo cliente confirmando a execução dos serviços;
- Emitir
uma justificativa, mediante emissão de laudo técnico, para a não
realização dos reparos.
E quando o
construtor não responde?
Em caso de falta de resposta do construtor, a Caixa
adota sanções administrativas, com o bloqueio de novas contratações
habitacionais até a solução dos problemas de responsabilidade do construtor
e/ou responsável técnico. Por isso, mantenha seus dados de contato
sempre completos e atualizados. Você garante o recebimento e a solução
mais rápida dos problemas.
Quais são os
prazos de garantia?
A Caixa adota a legislação vigente e as normas técnicas tendo como base
o Código Civil – Lei 10.406/02 (artigos 445 e 618) - e a Norma de Desempenho
ABNT NBR 15575/2013.
Contato
Fale com a gente
O Programa De Olho na Qualidade oferece para você,
comprador, uma linha gratuita e exclusiva na Caixa, o 0800-721-6268, das 8h às
21h de segunda-feira a sexta-feira e aos sábados de 10h às 16h. Por ela,
você pode registrar reclamações sobre danos físicos, além de esclarecer dúvidas
e deixar elogios ao programa.
Para agilizar seu atendimento, alguns dados serão
solicitados:
- Nome;
- CPF;
- Endereço;
- Telefone;
- E-mail;
- Número
do contrato;
- Nome
do empreendimento;
- Nome
da construtora;
- Outros dados complementares.
Fonte: http://www.caixa.gov.br/voce/habitacao/minha-casa-minha-vida/de-olho-na-qualidade/Paginas/default.aspx
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